Hidratação, queratinização, nutrição, do que seu cabelo precisa?

quarta-feira, 5 de março de 2014 0 comentários
Olá Meninas, tudo bem?

Você já ouviu falar em queratinização, selagem térmica, umectação, nutrição e hidratação?

Pois é, eu fico pensando, o cabelo sofre os mesmos danos do que a pele, ou melhor, sofre mais, ele aguenta chapinha, secador, alisamento, luzes... só não aguenta desaforo! E o mais interessante é que a maioria das mulheres hidrata a pele todo dia, ou sei lá, no mínimo uma vez por semana? E o cabelo? Ahhhhh o cabelo ganha uma ampolinha de 3 minutos e olhe lá.

Gente, ao contrário do que alguns pensam por aí, o cabelo não é vivo, é um tecido morto, assim como as unhas, mas isso não quer dizer que ele não necessite de nutrição e hidratação. Ele é um tecido queratinizado. Opa! queratinizado! O cabelo é constituido de grande parte de queratina, que é uma proteína, será por isso que existe a queratinização? Exato! Daí vem um dos tratamentos capilares: a queratinização, que nada mais é do que uma reposição de queratina nos fios.

A selagem térmica é uma queratinização associada ao calor, onde as cutículas são seladas pelo calor da chapinha.

A nutrição ou umectação é a reposição de lipídeos principalmente, as vitaminas também estão incluídas na nutrição capilar. É feita com óleos vegetais (azeite de oliva, soja, coco, uva, amêndoas...) ou gordura animal, como o tutano.

A hidratação é simplesmente a reposição de água. Feita com os cremes que já conhecemos. É lógico que tem cremes que são tão completos que já tem ingredientes que mantém o cabelo hidratado e nutrido. Quer saber se um creme é bom ou ruinzinho? Veja a textura, quanto mais grosso, menos escorrer no pote, melhor. É claro que isso não é uma regra, mas é uma diquinha boa na hora de escolher entre um e outro.

E então do que o cabelo precisa? De tudo! Você não precisa de água e comida? O cabelo também. Num dia mais quente você precisará de mais água do que normalmente, mas isso não quer dizer que tomando mais água você não precisará se alimentar, certo? O cabelo também, ele sempre está precisando que queratina, óleo e hidratante.

Se seu cabelo está ressecado, com as pontinhas meio rebeldes, mas com a aparência saudável e textura lisa, talvez esteja precisando somente de uma hidratação.

Se ele está com as pontas bastante ressecadas, embolando facilmente, com a textura áspera, provavelmente está com mais carência de uma umectação com óleo.

Ele está fininho, partindo com facilidade, visivelmente frágil, com textura muito áspera? Muito provavelmente está precisando de uma queratinização. A selagem térmica só deve ser feita em cabelos que não estejam tão danificados, porque devido à alta temperatura da chapa, pode ser que a selagem estrague ainda mais os fios.

Deu pra entender um pouquinho? O cabelo precisa de tudo, mas às vezes ele precisa mais urgentemente de um tratamento do que do outro.

Agora deu pra entender também a diferença de uma hidratação em casa ou no salão? É porque normalmente a hidratação em casa utiliza produtos comerciais que apenas repõem água nos fios, já os produtos profissionais são mais completos e, além de devolver água, devolvem também outros nutrientes.

Então é possível fazer uma hidratação, umectação e queratinização no mesmo dia? Sim, mas não há necessidade, nós vamos devolvendo aos fios os nutrientes que ele está precisando naquele momento.

Receitinha de umectação: com os cabelos limpos e secos, pegue uma quantidade do seu óleo preferido, aplique nas pontas e deixe no mínimo 20 minutos. Lave com shampoo e use condicionador ou aproveite e faça uma hidratação com uma máscara.

Atenção: a umectação da raiz só deve ser feita em cabelos muito secos, normalmente os tipo carapinha. O couro cabeludo produz seu próprio óleo que já nutre a raiz do cabelo.

É bom fazer uma umectação junto com hidratação logo após um alisamento, coloração ou descoloração, pois as escamas, também chamadas de cutículas estão bastante abertas e irão receber muito bem os nutrientes.

Não aconselho misturar o óleo ao creme de hidratação, pois o óleo deve ser retirado do cabelo com shampoo e o creme apenas enxaguado, ok?

Abaixo segue uma foto que ilustra bem o efeito da umectação, perceba que é visível que as pontas estão ressecadas, o que normalmente não acontece quando há necessidade de uma hidratação somente:



Créditos da fotografia: http://superfrescura.files.wordpress.com/2013/04/fsdfsf.jpg

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Universo Feminino | TNB