Escova progressiva/gradativa/definitiva

sábado, 22 de outubro de 2011 0 comentários
Olá meninas!!!



Estou ainda formatando o blog para que ele seja bastante intuitivo e não haja dificuldades em encontrar o assunto que deseja ler! Estou muito ansiosa para postar novos assuntos! Hoje vou falar sobre os processos de alisamento dos cabelos, vou diferenciar alisamento, relaxamento, escova progressiva, gradativa e definitiva.

Pra começar, existe o alisamento químico e o físico, o físico seria à base de calor, ou seja, secador e chapinha, é um processamento temporário, logo após a lavagem os fios retomam a estrutura natural. O químico são todos os outros processamentos e são DEFINITIVOS, após feito, somente tesoura para retomar o cabelo natural. Ocorre uma alteração na estrutura interna do fio que é IRREVERSÍVEL, isto mesmo, não tem volta, não adianta passar shampoo de limpeza profunda, antiresíduos nem qualquer outro produto porque o resultado é definitivo! Atualmente alia-se o processamento químico e físico para obter melhores resultados, já que o calor do secador ou da chapinha podem selar a cutícula dos fios retendo com maior eficiência os produtos aplicados pelo processamento químico.

O alisamento químico inclui produtos alcalinos ou ácidos para alinhar a cutícula dos fios. Alisamento e relaxamento é a mesma coisa, ambos utilizam um produto extremamente alcalino para "desorganizar, amaciar" o fio e a forma como o profissional penteia o cabelo é que vai determinar se será feito um relaxamento ou um alisamento. Também a força do produto utilizado pode determinar se a cliente sairá com o cabelo totalmente liso (alisamento) ou apenas com os cachos mais abertos (relaxamento).

Em outro post posso falar mais sobre os produtos para alisamento, relaxamento, que são principalmente hidróxido de sódio e guanidina e o famoso tio, tioglicolato de amônia. Ahhhh tem o hene também, depois falo sobre eles, mas apenas lembrando muuuuuito cuidado ao trocar de química, pois eles são absolutamente incompatíveis entre si (exceto o sódio com a guanidina) e podem causar quebra química. Não deixe de fazer o teste de mecha nunca!

Voltando ao assunto, então já falamos que alisamento e relaxamento são a mesma coisa, o que muda é a força do produto utilizado e o resultado que a cliente deseja. A escova definitiva, nada mais é do que um alisamento seguido de processamento físico, mas cuidado, tem todo um protocolo para que o resultado saia conforme o esperado, não vá correndo passar seu relaxamento e em seguida fazer escova! Posteriormente posso explicar passo a passo como utilizo cada uma das técnicas (uso a definitiva associada com a gradativa ou progessiva).

A escova progessiva é um processamento químico (utiliza-se muita queratina, creme pré escova termoprotetor e o famoso proibidão formol), o que quero dizer com isto? Que se foi utilizado hidróxido de sódio, guanidina ou tioglicolato o processo chama-se ESCOVA DEFINITIVA, ALISAMENTO OU RELAXAMENTO, agora, se utilizou o formol o nome dado é ESCOVA PROGRESSIVA. Não existe escova progressiva sem formol, se não tem formol tem outro químico que aí o nome também é outro!

Já a escova gradativa, são formulações prontas, autorizadas pela anvisa e comercializadas em lojas especializadas que possuem pH altamento ácido (pH baixo) que diminuem o volume (não alisam) dos cabelos de forma gradativa.

Vamos falar um pouco da ação do formol: alisa cabelo igual não sei o quê! Gente do céu, tá pra existir um produto para alisar tão bem quanto o formol, mas está proibido!!!! Se faz mal à saúde ou não, não sei ao certo... Talvez faça para aquelas pessoas que não usam EPI no manuseio dele e ficam inspirando todo aquele vapor tóxico. O formol não faz mal pro fio de cabelo, o que acontece é o efeito "maçã do amor", o formol encapa o fio na forma de liso que é dado no momento da escovação e da prancha, o fio fica totalmente impermeável, com isto ele desidrata (o cabelo desidrata naturalmente com as lavagens, sol, poeira, vento, secador etc) e não há como repor esta água perdida de forma satisfatória, pois o fio está impermeabilizado. É por este mesmo motivo que após váaaaarias aplicações os resultados não são tão bons quanto as primeiras, entenderam o X da questão???? Mas calma, isto tem uma solução! Rá! Dê um tempo aos fios, pare com o formol por um período de 1 ano mais ou menos, vai usando a gradativa, a definitiva, a escovação normal e não use o formol, hidrate e nutra bastante os fios (hidratar é diferente de nutrir, ok? hidratação repõe água, nutrição repõe nutrientes!) use shampoo antiresíduos eventualmente em dias muito quentes quando nós transpiramos muito. O shampoo antiresíduos estimula o crescimento do cabelo por "liberar" a saída do fio através da pele, além disso ele abre um pouco as escamas para a melhor penetração de produtos devido ao seu pH levemente alcalino. Assunto para próximos posts será os tipos de shampoos, condicionadores e máscaras! Mas se você não abre mão do formol de jeito nenhum e não quer passar 1 ano sem usar, tem outras técnicas para que o efeito volte a ser como o das primeiras aplicações, porém agridem muito os fios! Você já deve ter adivinhado: se o formol impermeabiliza o fio à ponto das próximas aplicações não ficarem tão boas quanto às primeiras, o jeito é abrir as cutículas! Acertou! Só que os produtos que abrem as cutículas são muito agressivos, e tem outra coisa, as cutículas não podem permanecer abertas, então temos que fechá-las depois!!!!

Amores, este assunto é exteeenso demais e deve ser avaliado caso a caso, portanto ficará para próximos posts. Perguntem, comentem e terei o maior prazer em trocar figurinhas com vocês!

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Universo Feminino | TNB